slogan

16ª Festa Internacional das CaméliasA Capital das camélias já está engalanada para receber milhares de visitantes. Exposição/concurso com 52 expositores é grande atração no sábado, grande maioria da vizinha Espanha.

A XVI Festa Internacional foi, a 14 de março, apresentada nos Paços do Concelho pelo Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, e o Vereador da Cultura, Fernando Peixoto, em conferência de imprensa.

"Uma festa que tem vindo a ganhar maior significado com a envolvência de toda a comunidade" disse o Presidente da Autarquia durante a apresentação do certame. "Esta festa é cada vez mais uma festa de toda a população com as associações, entidades, Agrupamento de Escolas, comércio local e demais população a colaborar ativamente nas diferentes ações promovidas com enfase para a decoração de ruas que este ano será ainda mais grandiosa". De facto, "a vila "vestiu-se" a rigor para receber os milhares de visitantes esperados neste fim-de-semana, uma perspetiva que surge dos inúmeros contactos que têm sido feitos com este Município demonstrando um interesse notório em visitar Celorico durante este evento e fruto, também, das promoções em diferentes plataformas e diferentes pontos do país e da vizinha Espanha". Um evento que tem como pontos altos a exposição/concurso que abre portas no sábado, amanhã, às 15h00, "uma exposição que conta com a participação dos nossos vizinhos da Galiza, grandes apaixonados e colecionadores de camélias e que consolidam cada vez mais o carácter internacional desta Festa" continuou o edil. À noite irá decorrer no Cineteatro de Celorico de Basto o desfile de moda para a eleição das princesas e da rainha das camélias, "um evento cheio de beleza e glamour numa integração plena do setor têxtil neste certame".

No domingo, o "desfile temático intitulado "as mais belas histórias na terra das camélias" percorre a avenida principal de Celorico e termina na Praça Cardeal D. António onde estará um "cameliodromo" com bancadas para que os visitantes possam assistir com outra qualidade ao desfile e fazer parte da batalha das flores que, à semelhança do que aconteceu na edição anterior, dará por encerrada a Festa Internacional das Camélias " Joaquim Mota e Silva salientou "a importância desta festa no setor do turismo, com as casas de turismo de habitação, alojamento local e hotelaria sem capacidade para fazer face à procura. É uma festa com notoriedade regional, nacional e internacional que vai afirmando Celorico de Basto como um local de eleição para visitar".

Durante este fim de semana, quem visitar Celorico de Basto poderá passear-se pela quinta do Prado onde estarão os murais, os espantalhos, o mercado das camélias com produtos derivados de camélia e os produtos endógenos como o vinho verde e os enchidos, uma exposição de pintura, música clássica e música pop itinerante, desfile de bicicletas clássicas, caminhada das camélias, passeios pelos jardins e muito mais. Hoje, à noite decorre a abertura do IV Raid das Camélias. Para concluir o autarca disse que "as condições atmosféricas irão colaborar connosco e estou certo que será uma grande festa, sintam-se convidados".

PODCAST-RRB-BUTTON

Publicidade

Madrugar

Madrugar

Caminho de Emaús na RRB

Caminho de Emaús

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos